segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Público felizardo


Sobre o Evento

A Bienal de Música Brasileira Contemporânea leva ao público vários concertos musicais, premia diversas canções e apresenta ao público obras inéditas. Proporciona o intercâmbio de experiências entre compositores, músicos e intérpretes, além de possibilitar a aproximação entre o público e o artista. O evento foi inspirado nos dois Festivais de Música da Guanabara, realizados na Sala Cecília Meireles em 1969 e em 1970.
Em 2011 acontece a 19ª Bienal e apresenta a execução de 74 obras inéditas. 59 músicas foram selecionadas por concurso, com prêmios entre R$ 8 mil e R$ 30 mil, as outras 15 foram encomendadas pela Funarte, solicitadas a compositores tidos como “hors concours”, por terem participado de 14 ou mais Bienais.
O homenageado desta edição é o compositor Almeida Prado, que faleceu em novembro de 2010. O músico foi um dos grandes revelados pelos Festivais de Música da Guanabara e primeiras edições das bienais. Será reverenciado com a execução da sua última obra, Paná – Paná III, que fez para a Bienal, e com a terceira audição mundial da Missa de São Nicolau. Outro destaque da programação está a homenagem a Osvaldo Lacerda, na interpretação da pianista Eudóxia de Barros, nas apresentações da Orquestra Sinfônica Nacional, da Petrobras Sinfônica e da Orquestra da Escola de Música da UFRJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário