domingo, 26 de dezembro de 2010

As Boas Novidades da Música Brasileira

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010



Ao pesquisar fatos sobre Dalva de Oliveira, deparei com um interessante artigo publicado na Veja, sobre as boas novidades que surgem a cada dia no cenário musical brasileiro, e que não chegam ao conhecimento da grande maioria da população. O artigo é um pouco defasado, mas não perde sua atualidade. Um fato interessante: em 2006, mais de 100 discos de intérpretes femininos chegaram às lojas, contra apenas 36 de masculinos. Com a ascensão do "cantautor" (cantor e autor das músicas), houve redução de gravações do intérprete "puro" (bom exemplo é Emilio Santiago), ou seja, só cantor. Isto parece ser uma verdade, mas ficou restrito somente aos homens, pois as boas cantoras continuaram se proliferando com alta intensidade.
Um nome que fui checar, é o de Ana Paula Lopes. Dados sobre ela ainda são escassos, mas foi possível saber que nasceu em 1979, em São Bernardo do Campo, e que estudou canto e piano na Usina Brasil - Escola de Música e Arte, da qual agora é proprietária (junto com sua mãe), além de professora de canto, piano e educação musical para criaças. Apresentou-se em casa de shows de renome, como Bourbon Street, Havana, City Hall, e abriu espetáculos de "feras" como Leny Andrade, Mônica Salmaso, Paula Lima, Yamandú Costa e Paulo Moura. Lançou seu primeiro CD, "Meu", em 2005.
Em 2006, Nelsinho Motta a considerou a Artista Revelação do Ano.
Em 2008, lançou o CD "Mil Rosas" que inclui 12 músicas inéditas, tanto suas como de outros compositores.

Abaixo, Ana interpreta "A história de Lily Braun", um blues de Chico Buarque, cantado durante o show de lançamento do CD "Mil Rosas" no SESC Santo André, em 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário