segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Belo trabalho da pastoral familiar.

Notícia

 Diocese de Itabira e Cel. Fabriciano promove em João Monlevade, encontro de formação para Setor

Aconteceu no dia 13/10/2010 em João Monlevade no ARPAS um encontro de formação para o Setor Pré-Matrimônio, que contou com a presença dos agentes da pastoral familiar do setor pré-matrimônio das regionais I, II e III da Diocese Itabira e Cel. Fabriciano. O encontro foi ministrado pelo casal José Eduardo e Margarida coordenadores da pastoral familiar da Arquidiocese de Mariana, estiveram presentes também o casal coordenador da Pastoral Familiar na Diocese Itabira e Cel. Fabriciano, Humberto e Valéria. Esse encontro foi promovido pela equipe diocesana que é composta por agentes da pastoral familiar coordenadores dos três setores a nível regional, coordenadores das regionais I, II, III e o Padre Alex Banza – Assessor Espiritual da Pastoral Familiar Diocesana.

 

No primeiro momento José Eduardo e Margarida realizaram dois trabalhos com os agentes, separados por 4 grupos de 10 pessoas com o objetivo de diagnosticar qual era a realidade da preparação para o sacramento do matrimônio dentro de cada paróquia ali representada, os participantes apresentaram em plenária seus trabalhos, enquanto o casal observava atentamente. Após a plenária o casal fez uma explanação sobre a situação atual da preparação para os noivos nas paróquias e apresentou os objetivos da preparação por acolhimento, mostrando o material utilizado nos 15 encontros que acontecem nas casas dos casais acolhedores. Com muito entusiasmo José Eduardo e Margarida fizeram citações do documento de Aparecida e falaram sobre a sua importância na nossa vida cristã, transmitiram a importância de se realizar a preparação por acolhimento, mostrando as varias razões que possibilitam essa opção, tais como:

ü  Contato interpessoal com o casal;
ü  Trocas de ricas experiências possibilitadas pelo ambiente familiar;
ü  Possibilita trabalhar temas em separados tendo uma melhor fixação do conteúdo e como despertar novos questionamentos;
ü  Laços amizades entre os noivos e o casal acolhedor;
ü  A reavaliação da convivência no casamento do casal acolhedor, que aconteça durante a preparação de cada reunião dentre outros.

       
Eles citaram temas que constam no material utilizado nos encontros de preparação, salientando a diversidade de conteúdos e sua importância:

ü  Entrevista – Vamos nos conhecer;
ü  Sacramento e rito do matrimônio;
ü  Amor, fidelidade, felicidades e Santidade;
ü  Sexualidade Humana e harmonia sexual no casamento;
ü  Planejamento natural da família – MOB
ü  Eu e o outro – Adaptação conjugal, dentre outros.

      

O encontro teve momentos de oração, dinâmica com os participantes com muita animação. A preparação proporcionou um momento muito rico de aprendizado para a os agentes da pastoral familiar da Diocese de Itabira e Cel. Fabriciano, José Eduardo e Margarida utilizaram uma didática com linguagem simples e objetiva, e conseguiram atingir todo o público que estava presente ali, acrescentando a todos a importância do nosso compromisso como pastoral familiar e afirmando o nosso papel na sociedade que é evangelizar famílias.

Gilmara e Reginaldo
Casal Secretário Diocesano
da Pastoral Familiar.

   
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário